Código de ética de Visão Católica

Notícias com caridade e verdade

Deus é amor (IJo 4,8.16) e verdade (Jo 14,6). Por isso, Visão Católica apresenta notícias do mundo segundo os princípios da caridade e da verdade. Seu objetivo não é ser um portal de notícias comum, mas um que faça a diferença, mostrando ao mundo a luz de Cristo (Mt 5,14-16). É, portanto, um portal de notícias pascal, que traz em si a Boa Nova da ressurreição e da vida. Não propaga a morte, nem a discórdia, mas promove a paz e a união.

Fazer a diferença no mundo

Para fazer a diferença no mundo, Visão Católica procura seguir as orientações da Igreja, materializadas no Magistério do papa e dos bispos. Portanto, a união com os pastores da Igreja Católica é fundamental, mesmo quando isso venha a trazer alguma contrariedade a quem escreve ou lê a notícia. A atividade de Visão Católica deve, portanto, fazer parte da missão profética da Igreja, apontando sempre para o Cristo, que esteve morto, mas vive (Ap 1,18). Ele é Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Príncipe da Paz (Ap 19,16; Is 9,5).

Aspectos principais

Os aspectos principais do código de conduta exposto acima podem ser resumidos nos seguintes pontos, mas que não o esgotam. São diretrizes de quem escreve em Visão Católica:

  • Informar com caridade e verdade.
  • Obedecer sempre ao Magistério da Igreja.
  • Ouvir com especial reverência a palavra dos bispos, especialmente aquela manifestada pelas conferências episcopais.
  • Seguir as orientações da doutrina social da Igreja.
  • Somente informar se houver certeza do que é transmitido.
  • Não dar vazão a polêmicas inúteis, que possam trazer a discórdia entre os cristãos.
  • Promover a paz.
  • Promover a justiça.
  • Promover ações que favoreçam o bem comum.
  • Promover ações que melhorem as condições de vida dos mais pobres.
  • Promover soluções que tragam a união aos envolvidos em conflitos.
  • Não acreditar de pronto em notícias fantásticas, mas procurar a verdade com os meios que estiverem à disposição.
  • Denunciar a injustiça, o ódio e a falsidade.
  • Denunciar as estruturas de pecado.
  • Denunciar o mal material e espiritual.

Ver, julgar e agir

O método para seguir esses princípios éticos é aquele exposto pelo papa João XXIII na carta encíclica Mater et magistra, sobre a evolução da questão social à luz da doutrina cristã (n. 232 e 235):

Para levar a realizações concretas os princípios e as diretrizes sociais [cristãs], passa-se ordinariamente por três fases: estudo da situação, apreciação da mesma à luz desses princípios e diretrizes, exame e determinação do que se pode e deve fazer para aplicar os princípios e as diretrizes à prática, segundo o modo e no grau que a situação permite ou reclama. São os três momentos que habitualmente se exprimem com as palavras seguintes: ver, julgar e agir.

[…]

Os católicos, que exercem atividades econômicas e sociais, têm freqüentes relacionamentos com outros homens que não possuem a mesma percepção de vida. Em tais relacionamentos procedam com atenções os nossos filhos, de modo a serem coerentes consigo mesmos e não descerem a compromissos, em matéria de religião e de moral. Mas, ao mesmo tempo, mostrem espírito de compreensão, desinteresse e disposição a colaborar lealmente na prossecução de objetivos bons por natureza, ou que, pelo menos, se podem encaminhar para o bem. Contudo, se a hierarquia eclesiástica se pronuncia em tal matéria, é claro que os católicos são obrigados a ater-se às diretrizes recebidas, pois compete à Igreja o direito e o dever, não só de tutelar os princípios de ordem ética e religiosa, mas também de intervir com autoridade, na esfera da ordem temporal, quando se trata de julgar da aplicação destes princípios a casos concretos.

Uma ideia sobre “Código de ética de Visão Católica”

  1. Acho que está passando da hora de nos católicos defenderem as nossas ideologias dentro da política, os evangélicos crescem exorbitantemente, enquanto os católicos apenas assistem a tudo de camarote e cada vez mais perdemos nossos direitos de Cristão, do jeito que as coisas andam a igreja vai ter que respeitar as leis impostas por grupos políticos que são contrários aos preceitos da igreja …. Então acorda Povo vamos lutar por nossos ideais nossas famílias também !!!

Deixe uma resposta

Notícias com caridade e verdade