Arquivo da tag: PSL

Resumo diário 04/03/2020

Segue o resumo das notícias mais interessantes do dia:

Instituições públicas brasileiras produzem novo teste para coronavírus

A Fiocruz (uma fundação pública federal) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (uma associação do Tecpar, do governo estadual, com a Fiocruz) desenvolveram um novo teste rápido para o novo coronavírus. O teste será fabricado pela Bio-Manguinhos, da Fiocruz – também serão capacitados os funcionários dos laboratórios centrais dos estados e do DF para a utilização do novo teste. O kit de teste contempla também os vírus das gripes A e B agilizando o atendimento ao paciente em qualquer desses diagnósticos. A capacidade produtiva da Fiocruz chega a 20 mil kits diagnósticos semanais.

Perfil de fake news foi criado no gabinete de Eduardo Bolsonaro

Segundo informa a jornalista Constaça Rezende, do UOL, a quebra de sigilo de um grupo do Instagram indica que o gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) está envolvido em um esquema de fabricação e distribuição de notícias falsas. A quebra do sigilo foi determinada pela CPMI das Fake News a pedido do deputado Túlio Gadelha (PDT-PE), e indica o uso de um computador da Câmara dos Deputados e do e-mail do gabinete do deputado para a criação de uma dos perfis investigados. O telefone informado para criar o perfil é utilizado pelo secretário parlamentar de Bolsonaro Eduardo Guimarães.

Segundo revelado pela deputada Joice Hasselman (PSL-SP), o perfil de Instagram faz parte do grupo intitulado “Gabinete do ódio”, que articula a produção de notícias falsas, além de estabelecer um “cronograma de ataques” para “assassinato de reputações”. Os alvos são os presidentes da Câmara e do Senado, os ministros do STF, além de outros adversários políticos da família Bolsonaro.

Novas alíquotas da previdência já estão valendo

Este mês começaram a ser cobradas as novas alíquotas da previdência, tanto para celetistas, quanto para servidores públicos. O empregado celetista, que pagava alíquotas de 8% a 11% pagará até 14% sobre o salário, enquanto o servidor público federal, que pagava uma alíquota fixa de 11%, pagará até 22% de contribuição previdenciária.

Os servidores aposentados e os pensionistas da União pagarão a contribuição sobre o que exceder o limite do regime geral, mas a definição da alíquota será pelo valor total dos proventos, segundo o Ministério da Economia. Já os servidores aposentados que têm doença incapacitante foram “contemplados” com o aumento da base de cálculo antes do limite mínimo constitucional de 90 dias, tendo começado a pagar contribuição maior desde o mês de janeiro – a reforma da previdência reduziu a isenção, que antes era de duas vezes o teto do regime geral de previdência para apenas uma vez o teto.

(Foto em destaque: Bernardo Portella/Fiocruz.)

Resumo diário 17/02/2020

Segue o resumo das notícias mais interessantes do dia:

Antropólogo bolsonarista é preso em terra indígena

O antropólogo bolsonarista Edward Luz tentou ontem impor suposta ordem do ministro do meio-ambiente, Ricardo Salles, a fiscais do Ibama. Foi preso. No entanto, o episódio demonstra como a civilização brasileira vem sendo substituída pela “justiça” sendo exercida por indivíduos voluntariosos. O vídeo abaixo retrata o incidente:

Suposto plano terrorista contra ministros do STF

A jornalista Mônica Bergamo divulgou que a Polícia Federal teria alertado o Supremo Tribunal Federal (STF) . A célula terrorista seria chamada “Unidade Realengo Marcelo do Valle”. Marcelo Valle é o nome de uma pessoa condenada por terrorismo que teria influenciado o autor da chacina conhecida como “Massacre do Realengo”, acontecida em uma escola municipal do Rio de Janeiro em 2011. Se quiser conhecer mais sobre grupos como esse, leia reportagem do Jornal GGN.

Carro de deputado federal atingido por tiros

O carro do deputado federal Loester Trutis (PSL-MS) teria sido atingido por tiros ontem a caminho de Sidrolândia, no Mato Grosso do Sul. O incidente, apesar de grave, apenas acarretou o cancelamento da agenda do parlamentar.

Vala comum descoberta na Síria

O governo sírio descobriu uma vala comum utilizada por terroristas a leste da capital, Damasco. Os corpos encontrados estavam com as mãos amarradas e, na maioria, com tiros na cabeça, indicando execução. Eram militares e civis. A região foi dominada por terroristas de 2011 a 2018 — do início da guerra civil ao momento em que o Exército Árabe Sírio liberou o entorno da capital.

Rússia e Turquia não chegam a acordo sobre cessar-fogo na Síria

A Rússia e a Turquia não chegaram a um acordo sobre um cessar-fogo na região de Idlib. O governo turco de Recep Tayyip Erdogan insiste que o governo sírio abra mão do extenso território que liberou dos terroristas islamitas apoiados pela Turquia. O porta-voz do presidente da Federação Russa, Dmitry Peskov, afirmou que seu país apoia o governo sírio na luta contra o terrorismo. Os representantes russos no diálogo teriam demandado que as negociações fossem elevadas ao nível presidencial.

Alepo, Síria: Rodovia e aeroporto voltam a funcionar

A rodovia que liga Alepo a Tel Rifat (e deveria levar à fronteira com a Turquia) foi liberada pelo governo sírio no mesmo dia em que o governo anunciou que o aeroporto internacional de Alepo voltaria a funcionar. A conquista de territórios a oeste e a noroeste da cidade que antes eram ocupados por jihadistas apoiados pela Turquia garantiu a segurança do uso de ambas as estruturas. A estrada até sábado estava parcialmente nas mãos dos militantes salafistas. A última porção da estrada, que passa por Azaz, a norte de Tel Rifat, se encontra sob domínio da Turquia e de seus terroristas salafistas. O front a oeste de Alepo se encontra agora a 20Km do centro da cidade, a meio caminho da fronteira turco-síria.

(Imagem em destaque: Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Federação Russa. Fonte: SANA.)