Resumo diário 04/03/2020

Segue o resumo das notícias mais interessantes do dia:

Instituições públicas brasileiras produzem novo teste para coronavírus

A Fiocruz (uma fundação pública federal) e o Instituto de Biologia Molecular do Paraná (uma associação do Tecpar, do governo estadual, com a Fiocruz) desenvolveram um novo teste rápido para o novo coronavírus. O teste será fabricado pela Bio-Manguinhos, da Fiocruz – também serão capacitados os funcionários dos laboratórios centrais dos estados e do DF para a utilização do novo teste. O kit de teste contempla também os vírus das gripes A e B agilizando o atendimento ao paciente em qualquer desses diagnósticos. A capacidade produtiva da Fiocruz chega a 20 mil kits diagnósticos semanais.

Perfil de fake news foi criado no gabinete de Eduardo Bolsonaro

Segundo informa a jornalista Constaça Rezende, do UOL, a quebra de sigilo de um grupo do Instagram indica que o gabinete do deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) está envolvido em um esquema de fabricação e distribuição de notícias falsas. A quebra do sigilo foi determinada pela CPMI das Fake News a pedido do deputado Túlio Gadelha (PDT-PE), e indica o uso de um computador da Câmara dos Deputados e do e-mail do gabinete do deputado para a criação de uma dos perfis investigados. O telefone informado para criar o perfil é utilizado pelo secretário parlamentar de Bolsonaro Eduardo Guimarães.

Segundo revelado pela deputada Joice Hasselman (PSL-SP), o perfil de Instagram faz parte do grupo intitulado “Gabinete do ódio”, que articula a produção de notícias falsas, além de estabelecer um “cronograma de ataques” para “assassinato de reputações”. Os alvos são os presidentes da Câmara e do Senado, os ministros do STF, além de outros adversários políticos da família Bolsonaro.

Novas alíquotas da previdência já estão valendo

Este mês começaram a ser cobradas as novas alíquotas da previdência, tanto para celetistas, quanto para servidores públicos. O empregado celetista, que pagava alíquotas de 8% a 11% pagará até 14% sobre o salário, enquanto o servidor público federal, que pagava uma alíquota fixa de 11%, pagará até 22% de contribuição previdenciária.

Os servidores aposentados e os pensionistas da União pagarão a contribuição sobre o que exceder o limite do regime geral, mas a definição da alíquota será pelo valor total dos proventos, segundo o Ministério da Economia. Já os servidores aposentados que têm doença incapacitante foram “contemplados” com o aumento da base de cálculo antes do limite mínimo constitucional de 90 dias, tendo começado a pagar contribuição maior desde o mês de janeiro – a reforma da previdência reduziu a isenção, que antes era de duas vezes o teto do regime geral de previdência para apenas uma vez o teto.

(Foto em destaque: Bernardo Portella/Fiocruz.)

Deixe uma resposta