Instituto Lula

Época manipula notícia para incriminar Lula

Novamente, a notícia é a notícia. Assim como no início da semana, quando veículos de comunicação tentaram fazer ligações espúrias entre pagamentos da Odebrecht a João Santana e as campanhas presidenciais petistas (os pagamentos ocorreram em anos sem campanha), agora a revista Época resolveu ligar duas informações completamente desconexas: um pedido de regularização de obra no Instituto Lula feito em 2011 e repetido em fevereiro e junho de 2012 com um pagamento da Odebrecht ao mesmo arquiteto que realizou o pedido. O pagamento da Odebrecht foi feito em 2013. Mas, conforme publicado pela própria revista, contrariando a manchete e o texto anterior:

Sócio do escritório Lowenthal e Giaquinto, ele [Paulo Ricardo Giaquinto] amite que recebeu da Odebrecht. Nega, no entanto, que os pagamentos estejam ligados a seu trabalho para o Instituto Lula. Afirma que recebeu porque foi contratado para apresentar a licença de execução de obras do Estádio do Corinthians em Itaquera, Zona Leste de São Paulo. Para o Instituto Lula, Giaquinto diz que trabalhou de graça. Afirma que apenas participou da etapa de regularização da reforma – não foi o responsável pelas obras.

[…]

A construtora Odebrecht informou que “em pesquisa realizada no curto espaço de tempo desde a chegada da solicitação da revista, a Construtora Norberto Odebrecht identificou pagamentos à pessoa jurídica mencionada por serviços prestados. Nenhum deles, entretanto, relacionados ao Instituto Lula”.

(Imagem em destaque: fachada do Instituto Lula. Foto: Google Street View)

Deixe uma resposta